Como respirar
Respirar corretamente durante o treinamento, embora tenha grande importância, ainda desperta dúvidas e é ignorado por muitos praticantes. Não existe uma regra para esse assunto, mas o que a maioria dos especialistas acredita é que se deve evitar a manobra de valsalva (é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tampado) ou bloquear a respiração por muito tempo, pois com isso ocorre um aumento significativo da pressão arterial, acompanhado muitas vezes de tontura, desorientação e blecautes (escurecimento da visão), o que é de extremo perigo durante a execução do treinamento.
Aprenda como respirar corretamente e tenha melhores resultados nos seus treinos!
Os tipos de respiração serão apresentados de forma prática, quanto às cargas de treino e as manobras respiratórias mais conhecidas:
TREINO LEVE (TREINO DE RESISTÊNCIA MUSCULAR)
Utilizar a respiração contínua, ou seja, de forma livre, sem a preocupação de coordenar a respiração com os movimentos ou com as contrações musculares. É importante que os alunos iniciantes preocupem-se com a técnica de execução do movimento.
TREINO MODERADO OU INTENSO (TREINO DE HIPERTROFIA)
Utilizar a respiração em que haja, na fase concêntrica (ou positiva), a expiração, e na excêntrica, inspiração. Essa forma de coordenação entra e a respiração e a fase de concentração muscular também é chamada de respiração passiva. Ou, na fase concêntrica, inspiração, e na fase excêntrica, expiração, caracterizando a respiração ativa. Esses tipos citados podem ser utilizados de acordo com a mecânica de movimento, como, por exemplo, passivo-abdominal ou supino – ou ativa -, remada ou extensão de coluna. Existe também a possibilidade da utilização da respiração combinada, em que pode ocorrer a expiração após a fase mais difícil do movimento até o final da fase concêntrica (por exemplo: no exercício rosca direta, em que na metade da amplitude se dá o ângulo de