Como realizar uma boa leitura em público
E. E. E. M. Profª. Maria Rocha
Curso Técnico em Informática
Disciplina de Relações Humanas
Outubro/2012
Alice Teles, Lucas Marques, Rodrigo Fagundes DICÇÃO, DESINIBIÇÃO E ORATÓRIA: COMO REALIZAR UMA BOA LEITURA
Muitas pessoas têm inúmeras dificuldades na hora de ler alguma carta ou artigo em público, isso por que essa dificuldade vem acompanhada de alguns fatores que mexem com os nervos das pessoas, fazendo o leitor muitas vezes engasgar ou dar o famoso “branco”. Isso é extremamente normal nos dias de hoje, pois as pessoas têm certas dificuldades: a timidez é a principal delas, pois geralmente a pessoa tímida fala baixo e não consegue se gesticular, outros não gostam de ler e outros leem muito rápido, deixando a leitura fraca e sem entendimento algum.
O uso da leitura está sempre presente na nossa vida, ela é importante para construirmos conhecimento e também para compreendermos o mundo, já que vivemos em uma sociedade letrada. A leitura não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa interpretação, compreensão e aproveitamento de certo assunto a ser debatido.
Uma oratória eficaz pode-se afirmar que o público deseja o sucesso do orador, a assembleia “torce” pelo sucesso do orador, pois quem se decidiu a assistir a uma palestra ou conferência não deseja que tal evento venha a ser um fracasso, pois seria para ele, uma enorme perda de tempo. Tendo isto em vista, o orador deve sentir-se seguro para controlar todo e qualquer sentimento de nervosismo e ansiedade que o possa estar incomodando.
Um dos fatores determinantes para se ter um bom aproveitamento na hora de falar em público é treinar e seguir alguns conselhos: * Estudar o texto: ter completa ciência do que irá ser apresentado para seus ouvintes a fim de evitar esquecimentos ou desvios do assunto; * Treinar o tom da voz: realizar testes com a voz pode dar segurança ao orador na hora da sua declaração; * Consultar regularmente