Gestão feminina
O presente trabalho tem por tema o assunto Gestão Feminina. Os objetivos do trabalho incluem analisar como são exercidas as características femininas dentro de uma organização e possibilitar aos alunos de administração a terem conhecimento de experiências de uma boa gestão.
Para a concretização dessa atividade, foram realizadas pesquisas à artigos científicos, sites e reportagens, no qual contribuíram e auxiliaram os alunos para o desenvolvimento do tema proposto.
Portanto, através deste trabalho o grupo pôde identificar uma nova ótica sobre o que é e como é feita uma gestão feminina, e discutir e refletir sobre situações organizacionais que trarão grandes benefícios a nós como futuros gestores.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O diferencial da gestão feminina
A sociedade empresarial vivencia um momento de transição, de um modo de produção industrial para um modo de produção ancorado na informação e no conhecimento, com crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho. As organizações, numa perspectiva sistêmica, mantêm permanente interação com essa evolução social. Nos últimos anos temos vivenciado uma crescente no número de mulheres inseridas no mercado de trabalho e cada vez mais em cargos importantes. Porém, não há apenas uma inserção da mulher em si no meio profissional, mas também do seu estilo característico na maneira de conduzir os negócios, ou seja, estilo de gestão. Dessa maneira, acredita-se que a tendência atual da sociedade e da economia do séc. XXI é ter negócios, necessidades, expectativas e comportamentos que vão necessitar e valorizar o talento natural feminino. Não é afirmar que a mulher é melhor que o homem, mas sim que as características femininas são agora a chave para gerir e vencer, pois as mulheres possuem características que levam a um grau de eficácia muito superior às estratégias e planos de marketing interno da empresa.
Entende-se como estilo de gestão a maneira ou caráter especial de um gerente