Como realizar um relatório experimental
Num relatório o aluno expõe e discute os resultados de uma experiência segundo um esquema podendo no entanto, introduzir algumas alterações.
Sugere-se uma série de itens a incluir num relatório; consoante o tipo de atividade experimental o relatório pode ou não incluir todos os itens.
1. Título e autores O título não deve conter um número excessivo de palavras e deve chamar a atenção para o assunto tratado.
2. Objetivos do trabalho De forma clara e breve deve ser indicado o que se pretende com a atividade laboratorial
3. Introdução teórica Não deverá ser um amontoado de expressões e de teorias; deve ser redigido com o máximo de concisão e deve incluir todos os conteúdos necessários à realização do trabalho.
4. Parte experimental Contém a indicação descrição de : - Material/Reagentes/ Equipamentos - Procedimento - Registo de observações
5. Resultados e seu tratamento Descrevem-se os resultados das experiências, de preferência sob a forma de tabela ou gráfico. Sempre que possível deve fazer-se uma análise de erros, com vista a obter os intervalos de incerteza que afetam os valores. Embora os cálculos possam ser feitos com um grande número de dígitos, os valores intermédios ou finais apresentados em tabelas ou no texto devem ter o número correto de algarismos significativos.
6. Discussão / Conclusão Juntamente com os resultados é a parte mais importante do relatório. Deve fazer-se a análise dos valores mais relevantes ou dos processos adotados, comparando – os sempre que possível, com valores tabelados ou com outros que envolveram metodologias diferentes. Da análise decorre a crítica ao método experimental usado e / ou ao modelo físico adotado para calcular os valores encontrados.
7. Bibliografia Contém a listagem de artigos e livros citados ao longo de todo o trabalho e, se for caso disso,