Como produzir um texto
Pleonasmo: Também conhecido como redundância, consiste na utilização desnecessária ou repetida de idéias ou apenas palavras que comprometem o entendimento do texto. Pode ser empregado como vício de linguagem ou como figura de linguagem, porém ambos interferem na clareza do texto.
Ex. Vamos subir pra cima.
Estou cursando o curso de Engenharia.
Ambigüidade: Também conhecida como anfibologia, consiste no emprego de palavras que possuem duplicidade de sentido. É considerada vício de linguagem, pois pode ser utilizada de forma inconsciente, por descuido ou ainda de forma proposital. Normalmente acontece quando não existem vírgulas na frase ou quando são utilizadas palavras indevidas.
Ex. Venceu o Brasil a Argentina.
Onde está a cadela da sua irmã?
Cacofonia: Consiste na utilização de palavras que produzem sons desagradáveis ou ainda idéias pejorativas, obscenas e engraçadas.
Ex. Vou-me já.
Eu continuo a amar ela.
Ele pagou mil reais por cada bolsa.
Como se obtém simplicidade e eficiência no texto jurídico?
J.M.M - As palavras-chave são essas: clareza e concisão. Clareza e concisão têm de estar presentes em todo o texto jurídico.
ambiguidade arcaísmo barbarismo cacofonia eco laconismo neologismo obscuridade pleonasmo ou redundância prolixidade solecismo
1 - Ambiguidade ou anfibologia: ocorre quando a frase apresenta mais de um sentido, em consequência da má pontuação ou da má colocação das palavras. Trata-se portanto de construir a frase de um