Fichamento - decisõe spreliminares do texto a produzir

394 palavras 2 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO DECISÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO A PRODUZIR

REFERÊNCIA: GARCEZ, L. H. do Carmo. Decisões preliminares sobre o texto a produzir. Técnica de Redação – o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Mateus Fontes 2008 p.p. 61 – 85.
RESUMO: Para podermos escrever um texto, tomamos muitas decisões antes e durante o trabalho. Essas decisões estão relacionadas com aquelas mesmas coisas que tentamos descobrir quando estamos lendo textos de outras pessoas, temos várias ordens de textos tais quais são: textuais, lingüísticas, interpessoais, informacionais. Como podemos perceber, a língua escrita é usada com diversos objetivos e diferentes funções e cada um dos objetivos é que vai determinar o formato e o veículo em que o texto vai circular. Muitos textos têm uma natureza essencialmente subjetiva, estão voltados para a expressão individual, podemos escrever textos de gêneros muito diferentes como: diários, cartas, poemas, artigo... O falante de uma língua fala e usa a mesma em diversas situações, com distintos objetivos, em diferentes níveis. Freqüentemente confundimos as modalidades da língua oral e escrita, embora pertençam ao mesmo sistema, essas duas manifestações são apenas parcialmente semelhantes, o uso da língua escrita não dispõe de recursos contextuais, como gestos, entonação, que enriquecem a oral.
DISCUSSÕES/PEQUENAS CITAÇÕES: “Pagina 80 e 81, quadros informativos”. Os quadros informativos nos mostra alguns gêneros, domínio de comunicação, linguagens dominantes e gêneros orais ou escritos, essa parte do texto é uma das coisas mais informativas, pois, o quadro traz formas detalhadas e mais informativas para o leitor compreender os gêneros de linguagens e as outras funções.
“Pagina 70. A leitura freqüente de textos literários é também muito importante na formação de uma pessoa, porque a obra de arte oferece interpretações do mundo que estimulam a reflexão e o conhecimento.” Essa parte do texto mim chamou atenção, porque muitas

Relacionados