Como preparar um relatório
MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
INFORMAÇÕES DE COMO ELABORAR UM RELATÓRIO
Prof. Cleverson Garcia
Os relatórios deverão ser elaborados de acordo com os itens a seguir:
a) Capa: cabeçalho com o nome da instituição, curso, disciplina, professor, equipe que o elaborou, cidade e data da entrega; (6% da nota)
b) Introdução: apresentar o respectivo assunto e sua importância. Ao final da introdução, deve-se relatar os objetivos. No mínimo uma página completa; (6% da nota)
c) Materiais e reagentes: relacionar todos os equipamentos, reagentes, soluções e vidrarias usados. Salienta-se que cada item deve apresentar suas características. Por exemplo: 1 espectrofotômetro UV/Vis, marca Varian, modelo ES80. Outro exemplo: 5 béqueres de 50 mL; (6% da nota)
d) Metodologia e resultados: deve-se descrever todos os procedimentos realizados durante a aula prática. Ao final de cada procedimento em particular, deve-se relatar os resultados observados. Salienta-se que qualquer discussão sobre os resultados não deve ser realizada no presente item. Exemplo: Por meio de uma proveta de 100 mL foram adicionados 60 mL da solução A em um béquer de 100 mL. Em seguida, através do emprego do potenciômetro Merck verificou-se que a solução apresentava pH igual a 6,0; (6% da nota)
e) Discussão e Conclusão: este é o item mais importante do relatório. Aqui não é necessário descrever novamente os resultados, nem a metodologia. A função deste item é disponibilizar toda a discussão, reações, equações químicas, mecanismos, estruturas químicas, figuras, etc., relacionada a cada experimento realizado durante a aula prática. Ao final, deve-se evidenciar a conclusão do relatório. Dica: toda conclusão tem como base os objetivos da aula; (70% da nota)
f) Referências bibliográficas: descrever quais foram os livros, apostilas, sites, monografias, etc., empregados na elaboração do relatório. Não serão aceitos sites