Guião Elaborar Relatório Estágio
Este Guião integra os seguintes documentos:
I. Recomendações / Orientações para a elaboração do Relatório de Estágio
II. Plano de Estágio (para referência)
III. Documentos a preencher pela Entidade (para informação)
I. Recomendações Relatório de Estágio
O presente documento pretende servir como guião para a organização e redação do relatório a elaborar pelo aluno, respeitante ao período de Prática em Contexto Real de Trabalho, vulgarmente designado e conhecido por Estágio.
Neste período espera-se que o aluno, através da realização de atividades essenciais ao exercício profissional, possa aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo na Escola, consolidando-os, e tenha oportunidade de desenvolver novas competências permitindo-lhe atingir as atitudes corretas e ampliar capacidades para o correto desempenho do conjunto das funções que a profissão exige.
Um relatório de estágio não é meramente um relatório descritivo das atividades realizadas mas sim uma análise dos resultados alcançados com as atividades realizadas no decorrer do estágio. O aluno deverá listar os objetivos que definiu e se propôs atingir com a realização deste estágio. Analisar o que fez e como fez para desenvolver, atingir e até ultrapassar cada um desses objetivos. Igualmente, quando muda ou não atinge um ou mais objetivos a que inicialmente se propôs, deverá incluir uma explicação do motivo, e qual ou quais as lições apreendidas.
Em conclusão com a elaboração deste relatório o aluno deverá contemplar a heteroavaliação (avaliar aquilo que está para além de nós próprios - os outros, os lugares, os acontecimentos) e a autoavaliação (avaliar-se a si próprio, o seu desempenho, as suas atitudes, o seu saber ser e estar, as suas competências).
ORIENTAÇÕES GERAIS QUANTO À ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO
O relatório deverá ser entregue, obrigatoriamente, na Secretaria da Escola de