Como preparar relatório
I- Estrutura do Relatório
Capa;
Objetivo (s);
Introdução;
Resultados e Discussão;
Procedimento Experimental;
Conclusão;
Referências Bibliográficas;
Anexo (se houver).
1. Capa
Deve conter as seguintes informações: nome ou símbolo da Universidade, nome ou símbolo do departamento, o título do trabalho (no centro da folha), a disciplina, o nome do professor, os nomes dos alunos e a data de realização do experimento.
2. Objetivo (s)
Use sempre uma frase sucinta que indique o que se pretende obter, determinar e/ou realizar na(s) experiência(s). Nunca coloque resultados, descrição e conceitos relacionados ao experimento. Lembre-se que deve ser colocado os objetivos do experimento e não da aula.
Exemplo: determinar a densidade da água em diferentes temperaturas. Não utilize detalhes: “determinar a densidade da água em diferentes temperaturas, a partir da medida da massa utilizando uma balança, um picnômetro com volume definido e um termômetro”. Os detalhes de como os experimentos são feitos são colocados no procedimento experimental.
3. Introdução
Na introdução deve ter a descrição da teoria necessária para o entendimento da prática e a discussão dos resultados. É fundamental consultar livros e outras referências, mas sempre sintetizando os tópicos relevantes. Nunca faça uma cópia das referências consultadas. Você deve citar todo o material usado como base para gerar o seu texto.
Exemplo: Os cátions são subdivididos em cinco grupos analíticos (Baccan e colaboradores, 1995).
Essa referência deverá estar na lista de Referências Bibliográficas ao final de seu relatório. Não existe uma lista de referências Bibliográfica se não houver citação no texto. Faça a citação e a lista com cuidado evitando assim possíveis problemas com plágio.
Lembre-se: detalhes sobre procedimentos experimentais não são colocados na introdução.
4. Resultados
Os resultados obtidos devem ser colocados de forma clara e objetiva. Sempre que possível,