Como os textos referem-se à autonomia e qual sua importância na prática da formação humana, e no exercício das funções de professor?
Resposta: Os textos têm por finalidade elucidar a autonomia como condição humana que advém da prática de reflexão, e do questionamento. Traz a autonomia como valor indispensável a qualquer individuo. O sujeito autônomo participa ativamente das questões sociais referente a vida em sociedade. Na prática docente se constitui na reflexão e na indagação que assumem um papel de extrema relevância para construção da autonomia humana, educar para a liberdade, emancipação, autonomia e para participação plena na sociedade exercendo assim a cidadania. O conhecimento deve ser entendido como algo inacabado, não havendo verdades absolutas ou concretas, o que deve haver é a pratica de indagar-se. O que pode – se afirmar é que tudo é construto humano e o conhecimento se faz a todo instante, pois, o ser humano é singular e esta em constante aprendizado e mudança.
2. O que significa, na educação, a querela dos meios e dos fins?
Resposta: Significa saber se o conhecimento escolar é meio ou fim da educação, questão que deve ser entendida como necessariamente: qual é a finalidade da educação e o que vem a ser ensinar? Consiste, pois, no embate pela produção do sentido do que é a educação e como a escola vem lutando para que esta ocorra. O que se percebe ao longo das reflexões é que o conhecimento escolar é o meio muito valioso para promover a emancipação do aprendiz a justiça e a autonomia social, por outro lado, também pode ser definido como fim ou ser parte de uma finalidade mais ampla, que é a autonomia no qual toda ação educativa se apóia.
3. Como responder ao dilema do mestre, entre o conhecimento e a ignorância?Como reconhecer, a partir daí, a figura do mestre que contribui para a formação da autonomia?
Resposta: O dilema do mestre entre