Como os sociólogos ajudam a cumprir o papel de administrador/contador no novo milênio.
O fundador do positivismo nos ajuda a observar o comportamento da equipe de funcionários para que seja estabelecida a melhor maneira de realização das tarefas.
Karl Marx:
Socialista, ele buscava a igualdade entre as classes sociais.
Em nossa realidade a teoria de luta de classes torna a relação patrão-empregado mais humana, mostra o funcionário com pessoa importante dentro da organização e não somente como força de trabalho. Elimina o assédio moral nessa relação.
Èmile Durkheim:
Fundador da sociologia moderna acredita no estudo das particularidades de cada individuo para a formação da coletividade, ou seja, o aprendizado da convivência em sociedade.
O importante para Durkheim é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo.
Aplicada em nosso dia-a-dia, essa teria nos ensina a observar o comportamento dos funcionários, conhece-los de fato, para sabermos como ele foi educado e como ele reage às situações que poderão ser apresentadas. Assim levamos a eficiência para a rotina de trabalho, além da satisfação do funcionário.
Max Weber:
Tinha um pensamento contrário ao de Durkheim. Weber dizia que o ser humano tem o poder de se impor aos outros. O individuo é impulsionando a agir perante seus objetivos pessoais influenciando diretamente no seu comportamento social.
Aplicando em nossa realidade, vemos a necessidade de haver uma estrutura de liderança dentro da empresa onde essa liderança represente a direção e o objetivo a serem seguidos pelo o grupo e onde os objetivos da empresa se impõem aos dos