Como nasceu São caetano do sul
É a cidade com o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010), e também com o 48º maior PIB brasileiro, à frente de capitais como Teresina, Florianópolis, João Pessoa entre outras. É intensamente conurbada com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo, fazendo com que se percam os limites físicos entre as cidades. São Caetano do Sul é a única cidade do Estado de São Paulo que não é atravessada por nenhuma rodovia estadual ou federal.
Índice [esconder]
1 História
2 Economia
3 Geografia
4 Clima
4.1 Demografia
4.2 Hidrografia
5 Lazer e turismo
5.1 Carnaval
6 Imprensa e Comunicação
7 Cidades irmãs
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
A região em que hoje se situa o município de São Caetano do Sul é ocupada desde o século XVI, quando era conhecida como Tijucuçu. Foi área de fazendas de moradores do antigo povoado, depois vila (1553), de Santo André da Borda do Campo, extinta por ordem do governador-geral. Sua população e seu predicamento de vila (município) foram transferidos para o povoado jesuítico de São Paulo de Piratininga- 1560.
A partir do começo do século 17, fazendeiros e sitiantes da hoje região do ABC começaram a migrar para o Vale do Paraíba, onde surgiriam as vilas de Taubaté e de Santana das Cruzes de Mogi (Mogi das Cruzes). Dois desses fazendeiros e criadores de gado doaram suas terras para o Mosteiro de São Bento da vila de São Paulo, um onde viria a ser São Bernardo e outro onde viria a ser São Caetano. Nesta última