Como lidar com mudanças
Um dos modelos fundamentais para a compreensão da mudança organizacional foi desenvolvida por Kurt Lewin, na década de 40, e ainda hoje é aplicado em inúmeras empresas no mundo todo.
Seu modelo de três estágios de mudança é conhecido como Descongelar – Mudar – Recongelar usando a analogia de alterar a forma de um bloco de gelo. Entendendo o modelo de Lewin
Se você tem um grande cubo de gelo, mas o que você realmente quer é um cone de gelo, o que você faz? Primeiro você deve derreter o gelo para poder mudar (descongelar). Aí, então, você pode tratar a água gelada da forma que você deseja (mudar). Finalmente, você deve solidificar a nova forma (recongelar).
Você deve olhar para a mudança como um processo com fases distintas. Fazendo isto você estará se preparando para fazer um plano com o intuito de gerir a transição passo-a-passo ao invés de tentar mudar cegamente. Com demasiada freqüência, as pessoas costumam tentar realizar as mudanças de forma atabalhoada causando tumulto desnecessário e muito caos.
Para iniciar qualquer processo de mudança, você deve primeiro começar a compreender por que a mudança deve ocorrer. Como disse Lewin: “A motivação para a mudança deve ser gerada antes que as mudanças ocorram”.