Como Ler
Como ler
Sugestões de uma prática produtiva de leitura.
Aprende-se a mecânica de ler aos sete anos de idade. No entanto, a leitura, concebida como instrumento de compreensão de uma idéia, é processo bem mais complexo. Seu aprendizado não pode ser fixado numa idade determinada e o aprimoramento da técnica de leitura é tarefa de toda uma vida.
Vamos tratar aqui de alguns aspectos muito mais importante dessa técnica e de modo extremamente esquemático1.
A leitura é exercida sobre um texto, nome genérico para toda e qualquer porção de linguagem escrita. As dimensões do texto são variáveis. Textos podem ser: uma obra inteira, com vários volumes; um livro inteiro; uma parte de um livro, com vários capítulos; um capítulo de um livro; um item de um capítulo; às vezes, uma página apenas, mas de conteúdo bastante rico.
O texto cientítico, caracterizado por um certo rigor de pensamento e expressão, uma certa ordem na concatenação das idéias e pela demonstração das afirmações, comporta uma leitura interna e uma análise externa. A leitura interna atém-se ao que o texto diz explicitamente. A análise externa utiliza dados que não aparecem no texto, mas que o explicam.
A. LEITURA INTERNA
1. A idéia básica
Ler é, fundamentalmente, o ato de apropriação da idéia central do texto, isto é, da idéia principal, básica, que contém a essência do texto. Isto deve ser o princípio para nortear toda leitura. Todos os outros princípios estão subordinados a este e devem contribuir para a realização deste.
A idéia básica está localizada em um ponto perfeitamente identificável do texto. Não se constitui em uma ou duas frase do texto. A idéia básica anima o texto inteiro, podendo transparecer mais claramente em certas frases do que em outras. Há certos trechos mais “quentes” em que certas frases são muito importantes.