como gostar de direito
Carta de iniciação para gostar do direito
Por que uma iniciação para gostar do direito?
Para gostar do direito, é um livro como o autor mesmo expõe de caráter despertador, nos jovens acadêmicos, o gosto pelo direito e também para quem já utiliza essa função como meio de vida.
Escrito em 8 capítulos, como exemplo de vida e carreira no direito, João Baptista Herkenhoff juiz aposentado que é possuidor de um currículo amplo na área, nos apresenta caminhos para mergulhar no direito questões que aguçam a inteligência. Nas próximas folhas que seguem esta, analisarei os capítulos, para então posteriormente expor minha avaliação critica desta obra.
Capitulo I
Neste capitulo, Herkenhoff explana a importância de fazer inicialmente no curso de direito a cadeira de "introdução ao Direito" que deve ter o papel de esclarecedora do que seja fazer o curso, e com isso fazer com que o aluno obtenha prazer em estudar o direito, afirma que a mesma , é uma disciplina formativa, logo deixa de ser jurídica e com isso não tem autonomia cientifica.
Essa cadeira motivadora que o autor a chama de "iniciação para gostar do direito possuiria 2 objetivos: ministrar noções, compreensão dos fenômenos jurídicos; e ser fornecedora de instrumentos para tal compreensão;
Para Antônio Luiz Machado Neto- essa nesta cadeira devem se tratar os temas fundamentais , meditar sobre o direito; e estabelecer conceitos que se vale o jurista; e ainda ressaltar a importância do da filosofia do direito para a definição do mesmo.
Herkenhoff apoia que a teoria geral do direito está situada no âmbito da filosofia do direito, que ainda complementa dando a idéia da filosofia do direito ser aplicada no fim do curso, para o fechamento de formação, pois a filosofia estudada após uma abrangência de informação de direito seria o ideal.
Capítulo II – Definições e concepções do Direito. Disciplinas que estudam o fenômeno jurídico.
Herkenhoff neste capitulo