Como funciona o processador Neander-X
a.
As instruções podem ter um ou dois bytes. Nas instruções com apenas um byte, os 4 bits mais significativos contém o código da operação. Nasinstruções com dois bytes, que no Neander são aquelas que fazem referência a um operando na memória, o segundo byte contém o endereço de memória deste operando.
b.
São utilizados 08 bits.
c.
Os números negativos são representados como N(negativo), 1- resultado negativo, 0- resultado não é negativo.
d.
Podem existir 15 instruções.
e.
Neander-X usa uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits paraendereçar (= largura de endereço de 08 bits), logo, ele consegue acessar qualquer endereço do intervalo:* 00000000 à 11111111 (em binário)* 0 à 255 (em decimal)* 0 M à FFH (em hexadecimal).Com isso temos a seguinte divisão de memória:* Área programada – posição 0M até 7FH* Área de dados – posição 80H até FFH. f.
Os registados disponíveis são: 1 registador de estado com 2códigos decondição: negativo (N) e zero (Z)
g.
Os formatos são: uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos:um rótulo, um operador ou uma pseudo-instrução.
2
a.
A porta lógica XNOR, também conhecida pelo termo função coincidência, é a operação inversa da porta XOR (ou - exclusivo). Como o próprio nome expressa, essa função retornará valores iguais a um (retornará sinais elétricos) quando os valores de entrada forem iguais, ou seja, quando coincidirem
A porta lógica NOR é uma operação lógica entre dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro se e somente se exatamente um dos operandos possui valor verdadeiro. Pode ser sintetizado como um detector de diferenças entre dois operandos lógicos.
b.
Símbolo gráfico XOR
Símbolo gráfico XNOR c. Equação booleana XOR Equação booleana XNOR d. XOR
Input 1 Input 2 Output
0 0 0
0 1 1
1 0 1
1 1 0
XNOR