Como funciona o PCP
By tsestoque | 11 de fevereiro de 2015
0 Comment
Para ter uma empresa de sucesso, é essencial planejar, programar e controlar o que se produz. O mercado tem sido cada vez mais exigente e as empresas que não estão dispostas a cumprir essas três etapas de produção terão muito mais dificuldade de levar o negócio para frente. Uma boa gestão é fundamental para que a empresa cresça e seja referência no que produz.
Para auxiliar na gestão, existe um processo chamado Planejamento e Controle de Produção (PCP), que integra o gerenciamento das principais atividades da empresa. O PCP é responsável pelos recursos operacionais de produção, como o planejamento, a programação e o controle. Além disso, também determina as quantidades produzidas, o layout da planta, as etapas dos processos de manufatura e a designação da mão-de-obra. A partir desses fatores, é criado o Plano Mestre da Produção (PMP), que expõe as diretrizes do processo geral.
Principais funções do PCP
O PCP serve para definir diversos fatores que acontecem nos processos que ocorrem antes, durante e depois da implementação de uma empresa. Basicamente, o PCP deve responder o que será feito, por quem, como, por que, com que recursos, onde e quando. Para que o planejamento seja efetuado com sucesso, é necessário que sejam feitos documentos e planos para auxiliar na organização.
Esse plano é responsável principalmente por dar suporte à gerência nos momentos de tomada de decisão. Normalmente as empresas possuem departamentos especializados em PCP, para conseguir gerenciar problemas específicos de cada setor. O plano não se aplica apenas ao processo de produção, mas também aos níveis tático, financeiro e de vendas.
Etapas do PCP
O Planejamento de Controle de Produção está envolvido em diversas ações da empresa, nos mais variados setores. Uma delas é a previsão de demanda, que está diretamente relacionada à gestão de estoque, já que auxilia os gerentes a