Como foi forjada a cultura
O homem deixou de ser apenas um ser que vive em grupo e passou a ser um indivíduo social através da cultura, e a matéria, hoje, que estuda o processo de evolução da cultura é a antropologia cultural. Estes estudiosos descobriram que o começo da cultura deu-se devido a necessidade de vencer desafios impostos pela natureza (sistemas adaptativos da cultura), impostos pela convivência em sociedade (sistemas associativos da cultura) e os impostos por si mesmo, através de valores e etc, (sistemas ideológicos da cultura), com isto, tornaram-se capazes de lembrar e transmitir os devidos conhecimentos a seus sucessores.
Todos os conhecimentos adquiridos, vão unir-se com o passar o tempo, dando origem a uma unidade, que é como uma impressão digital das sociedades, chamada, cultura, estando sendo construída até hoje, e tudo que é feito pelo homem, os passos tecnológicos, são devidos à lógica natural, usada em face aos desafios que nos foram impostos.
A antropologia nem sempre foi a responsável pelo estudo da cultura, inicialmente era a sociologia que tinha atribuições científicas, psicológicas e culturais, hoje, a sociologia trata do saber que é passado de mão em mão, a cultura como fato, e as outras antigas atribuições passaram para outros ramos científicos. A antropologia estuda a cultura como sistematização e harmonização de todos os conhecimentos e habilidades de uma determinada sociedade. Vale acrescentar que a cultura no sentido antropológico envolve os sentimentos do ser humano, e no sentido sociológico, diz respeito somente às manifestações do espírito do homem nas ciências, artes, intuições religiosas e processos imaginativos do mito. O mito foi uma importante ferramenta do ser humano não só nas sociedades primitivas como também na idade