01 Da Ra A Cultura
1) Florestan Fernandes afirma que o brasileiro tem o preconceito de não ter preconceito assim como tem a preocupação racial sem a preocupação com as relações raciais.
2) O texto trata da exclusão do negro, como cidadão e na literatura. Antes da abolição ele não existia. Silvio Romero aponta esse esquecimento.
3) Nina Rodrigues faz seus primeiros estudos sobre o negro na última década do século.
4) Teorias raciológicas questionadas depois da Primeira Guerra Mundial.
5) O movimento romântico exclui o negro como se percebe na obra O Guarani, na relação índio e branco.
6) Nas análises do folclore escritas na década de 70, o negro também está ausente.
7) Silvio Romero (1880) critica Celso Magalhães (1873)pelo fato de não incluir o mestiço em suas obras, tornado-se impossível de pensar no Brasil como um todo.
8) A escravidão limitava mas após a abolição, o negro começa a fazer parte das preocupações nacionais, fazendo com que se pense no Brasil como uma mistura de três classes como acontece nos dias de hoje.
9) Na virada do século, Roberto da Matta cria a ideia “fabula das três raças” porém o autor acredita que seria mais correto chamar “mito das três raças, com uma origem como se dá a história cosmológica, com origem nas cidades, a história mítica, nas selvas tropicais.
10) Com o fim da escravidão, o país se transforma, passando de economia escravista para capitalista e de uma organização monárquica para a republicana, quandotenta-se resolver o problema de mão-de-obra com a imigração europeia.
11) O cortiço, publicado em 1880, mostra a dificuldade na interpretação de nossa sociedade, pois o personagem português, com seus grandes atributos, homem exemplar, se relaciona com uma mulata e se torna preguiçoso, dengoso perdendo suas características. Já o personagem negro é tratato com desprezo até que deixa de se relacionar com os negros para se relacionar com os brancos e com sua ambição se desvencilha dos negros obtendo