Trabalho de fisica
Calometria
É a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.
Desenvolvimento
Calor
Energia trocada devido a diferença de temperatura entre corpos.Quando dois corpos em diferentes temperaturas são colocados em contato,de maneira espontânea a energia do corpo com maior temperatura para o de menos temperatura,assim chegará na mesma temperatura os mesmos.
Conceito de Calor
Energia mecânica é normalmente perdida pelo atrito entre os componentes de um sistema mecânico, uma máquina ou mecanismo. O atrito é um fenômeno de superfície que as aquece, isto é, aumenta sua temperatura. Esse atrito pode se dar entre corpos rígidos, entre fluidos e corpos rígidos, e entre fluidos. Por exemplo um eixo girando apoiado sobre um mancal, mesmo quando lubrificado, está sujeito ao atrito com o material do mancal (nos pontos onde o filme de lubrificante é rompido) e atrito com o próprio lubrificante. Um navio sofre o atrito com a água do mar e com o ar. Da mesma forma um automóvel sofre atrito com o solo e com o ar. Se um avião estiver a uma velocidade elevada o aquecimento da fuselagem e das asas pode provocar seu amolecimento ou fratura ou mesmo combustão, levando à perda desses componentes.
Essa energia mecânica perdida por atrito se transforma em uma outra energia conhecida como energia térmica ou, simplesmente, calor.
Mas essa não é a única forma de gerar calor. Uma combustão provoca uma grande geração de energia térmica cuja origem está na liberação da energia interna do material em combustão e do oxigênio que alimenta o processo. Por exemplo, na combustão da madeira o principal gerador de energia térmica é devido à reação do carbono (C) com o oxigênio (O), produzindo monóxido de carbono (CO) e, em presença de maior quantidade de oxigênio, em gás carbônico (CO2).
Outra maneira de se gerar energia térmica é pela passagem de corrente elétrica em um meio condutor. O atrito que os