Comunicação
2 - ASPECTOS GERAIS DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação é instrumento indispensável para as organizações trabalharem sua marca, produtos e serviços junto à mídia e a seus demais públicos.
Segundo Miguel Jorge (2000), até o final da década de 80, apenas as grandes organizações possuíam um departamento de comunicação, geralmente, uma gerência de Imprensa ou de Relações Públicas. Hoje, gradativamente, cresce o reconhecimento da comunicação organizacional pelas empresas, independente de seu porte. As médias e pequenas empresas começam a sentir que precisam de um efetivo trabalho de comunicação para melhor atuarem junto ao mercado, alinhadas com suas estratégias de negócios.
A comunicação integrada busca reduzir custos com possíveis desgastes na mídia, pressões da comunidade e eventuais regulamentações que trariam ônus para a organização, além de gerar exposição positiva. Por isso, ela é considerada um importante e indispensável instrumento para a administração de crises.
Segundo Kunsch: a comunicação organizacional integrada deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos, não se limitando à divulgação dos produtos ou serviços da organização. Deve contribuir, por meio de uma sinergia da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa, para a construção de uma identidade corporativa forte e sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea. (2003,180).
A política adotada de comunicação de uma empresa deve ser responsável por uma rede de relacionamentos norteadas por princípios de transparência, credibilidade e ética. A corporação precisa respeitar o direito democrático e universal à informação.
Dessa forma, o conhecimento do administrador com relação ao gerenciamento das atividades e dos resultados das ações de comunicação torna-se