como fazer uma síntese
Para muitos estudantes, universitários e até autores principiantes escrever uma síntese pode ser uma atividade difícil e complexa. E na prática é muito fácil desde que algumas regras sejam seguidas à risca.
A síntese nada mais é do que a exposição de um texto de forma clara, sucinta, concisa. Pode ser de um livro, filme, uma crítica sobre determinado artigo e textos acadêmicos. Mas a prática na composição de uma síntese não muda independentemente do assunto em questão.
Instruções
A condição principal para uma boa elaboração de uma síntese é a total compreensão do texto. Com este domínio, podemos partir para algumas orientações fundamentais.
1.
Procure escrevê-la utilizando suas próprias palavras. Nada de cópias ou citações desnessárias e não use as ideias contidas no texto original. Lembre-se que a síntese é uma apresentação da obra em questão, mas deve ser escrita de forma resumida, breve e contendo apenas as informações indispensáveis.
2.
Mantenha total fidelidade à criação do autor. Respeitando o conteúdo e evitando comentários de sua autoria sobre determinadas passagens contidas no texto. Inicie com uma leitura minuciosa do texto buscando absorver a ideia principal do autor, as passagens mais marcantes e para facilitar seu trabalho, sublinhe ou faça marcações destes trechos.
Este procedimento poderá ajudá-lo na construção do seu próprio texto, sem que necessariamente precise copiá-lo e sim, criá-lo.
3.
Na introdução do seu texto deve constar a apresentação do tema, o nome do autor e alguns fatos que identifiquem a obra, mas sempre com suas próprias palavras.
4.
Tratando-se de uma síntese, não existe a obrigação de seguir exatamente a ordem das ideias expostas, mas é preciso coerência no relato dos acontecimentos e de forma alguma se deve alterar a autenticidade da obra, ou seja, é preciso respeitar o real significado do que foi escrito pelo autor. Outra recomendação para se redigir uma síntese com eficiência e que