Como fazer uma narrativa
Na redação dissertativa é predominante o argumento, embasado em pesquisas e conhecimentos gerais, já na narrativa o autor deverá descrever uma ação ou um conjunto de ações, desta forma antes de começar o texto o melhor é definir quem serão os personagens, o cenário, o tempo e o enredo da trama.
A narrativa na redação vem de narrar, que por sua vez vem de contar, neste caso um acontecimento ou um fato, e para ilustrar ainda mais e prender o leitor na sua redação narrativa, quanto mais descrições você conseguir transmitir sobre o personagem, o cenário e o tempo melhor.
A estruturação da redação narrativa se dá como a dissertativa, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, abaixo você vê como cada uma é representada no texto:
Introdução - É aqui que você irá situar o leitor, falando do personagem, do cenário e do tempo.
Desenvolvimento – Como o nome diz você deverá desenvolver sua narração, ou seja, falar sobre o enredo e preparar o leitor para o ápice, ou conclusão.
Conclusão - Aqui é onde você deverá esclarecer todos os acontecidos e dar um desfecho a sua trama.
Sabendo disso é hora de prepararmos o ambiente de nossa redação narrativa, lembrando que ela pode ser romântica, dramática ou até mesmo humorística, a questão é fornecer os elementos ao textos, como vemos exemplos de cada um deles abaixo:
Narrador - Neste caso você, que é quem deverá contar a história ao leitor.
Personagem – Pode ser único ou envolver vários personagens, com protagonistas e antagonistas, existem também os personagens secundários, o ideal é que para começar você centre sua narração em apenas um personagem.
Espaço ou cenário – Onde acontece a trama? Em uma floresta? Um navio? Ou seja, é onde se passa seu conto.
Tempo: Aqui você deverá descrever qual o intervalo de tempo que os fatos ocorrem, dias, meses, horas, semanas? Quem manda é você, este tempo pode ser psicológico (sem exatidão) ou cronológico.
Modelo de redação narrativa
Agora que