como fazer um storyboard
DE ANIMAÇÃO por BERNARD DEYRIÈS com a colaboração de
ROBIN LYONS
Sob a direcção de
PIERRE AYMA
Adaptação portuguesa da edição da
CARTOON
(programa MEDIA da UNIÃO EUROPEIA)
O STORYBOARD DO DESENHO ANIMADO
O storyboard é sobretudo a tradução do guião em imagens, sequências de planos. Localiza os ambientes e coloca em cena as personagens. Dá forma às ideias do realizador. E é também um documento de realização destinado a transmitir a criação a toda a equipa de produção, de forma organizada e em continuidade.
Um storyboard de séries é diferente do de uma curta-metragem, especial-TV ou de uma longa-metragem – sendo estas peças únicas, trabalhadas e afinadas pelos autores (geralmente o realizador), e destinadas a uma produção próxima das equipas de produção. O storyboard de séries insere-se numa organização mais vasta e uma planificação mais rigorosa. Neste tipo de produção é essencial o cumprimento dos prazos, para as diferentes equipas, frequentemente espalhadas por locais diferentes e afastados. O artista de storyboard de séries trabalha quase sempre sozinho, comunicando somente com o realizador e desligado do resto da equipa de produção. E, para reduzir ao mínimo os riscos de interrupção da produção, são-lhe requeridas eficácia e rapidez no desempenho. Por esta razão, o artista de storyboard de séries deve reunir o maior número possível de informações sobre o formato, o ritmo, e o número de planos desejados. Antes de começar qualquer trabalho, necessita de captar o espírito geral da série, determinado pelo
realizador, e de entender de forma clara o estilo da planificação, a personalidade das personagens, tipos de comportamento e reacções. Para o desempenho de um bom trabalho, o artista de storyboard deve não só comunicar com o realizador mas também ter sempre presente a “bíblia” da série, onde todas as informações sobre esta estão reunidas.
Sendo sobre o seu trabalho que recai a responsabilidade do
trabalho