Como fazer um plano de marketing
Prof. Dr. Renato de Almeida Vieira e Silva
Introdução
O planejamento é fundamental ao nível da estratégia de marketing pois permite antecipar e articular todas as decisões relativas à gestão de uma determinada marca, diminuindo assim os eventuais erros ao nível da execução. Muitas empresas optam por reagir ao mercado, tomando decisões segundo uma óptica de curto prazo que prejudicam invariavelmente a imagem e a eficácia das suas marcas no mercado. A formalização deste processo de planejamento - que se traduz na criação do plano de marketing - tem como principal vantagem a responsabilização de toda a organização perante o cumprimento de objetivos claros e precisos.
A elaboração de um plano de marketing deve seguir, pelo menos, os passos seguintes:
Passo 1 - Efetue um diagnóstico da situação
A fase preliminar do diagnóstico da situação deve levar em conta as variáveis externas e as variáveis internas à empresa. Permite avaliar as tendências de evolução do mercado e a posição atual e potencial da marca dentro desse contexto. O diagnóstico deve ser feito a três níveis: mercado, concorrência e a própria empresa.
Análise do mercado
O objetivo desta fase do plano é perceber como funciona o mercado e quais os cenários de desenvolvimento mais prováveis. Para realizar esta análise, implica dar resposta aos seguintes pontos:
Meio Ambiente - O meio ambiente de uma empresa pode ser visto a dois níveis:
Ambiente transacional, que é constituído por todos os agentes que interagem diretamente com a empresa, ou seja: clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade em que a empresa se insere;
Ambiente contextual, que inclui os condicionamentos externos à atividade da empresa, a nível macro-econômico, tecnológico, político-legal, sócio-cultural e tecnológico.
Dimensão – Deve-se determinar com clareza a dimensão atual e potencial da empresa, bem como a sua evolução histórica.
Segmentação de mercado - Responder às seguintes questões: Qual parcela do