Como fazer memória descritiva
Vedação do estaleiro
O estaleiro a instalar em local a aprovar pela fiscalização estará identificado com sinalização adequada, com a colocação de Placa identificativa da obra, de acordo com as normas estabecidas, com referência à Obra, ao Dono da Obra, aos Projectistas, Fiscalização, Fontes de Financiamento e Empresas Construtoras.
Os trabalhos preparatórios iniciar-se-ão com a instalação e organização do estaleiro. Será executado em primeiro lugar a vedação do local destinado a estaleiro e obra, em painéis de chapa metálica pintados de branco com 2,20m de altura, utilizados na parte exterior em contacto com zonas publicas, incluindo estrutura de suporte em perfis de ferro galvanizado devidamente estáveis e seguros, de forma a evitar quando possível o transtorno causado a terceiros ao nível de segurança. É nesse local que se concentrarão todos os equipamentos e meios necessários à execução da empreitada.
Acessos sinalização e circulação
Para acesso à obra, será criada uma entrada/saída principal, onde será instalada a portaria, e uma segunda entrada/saída secundária, conforme localização na planta de estaleiro, para o efeito serão realizados trabalhos de manutenção do respectivo acesso durante todo o período de execução da obra.
A portaria destina-se a controlar e disciplinar todo o movimento de entrada e saída do estaleiro, nomeadamente trabalhadores, materiais, equipamentos e visitantes, mas também, acautelar o património existente.
Neste local será afixada uma vitrina para fixação de informação, bem visível e acessível a todos os trabalhadores, destinada a afixar documentação sobre segurança e saúde, nomeadamente, a exigida por lei e a prevista no Plano de Segurança e Saúde da Obra.
O acesso à obra deverá ser exclusivamente feito a partir da portaria que será instalada junto à entrada principal do estaleiro.
Dentro do estaleiro e nas zonas de intervenção, será colocada sinalização vertical para