COMO FAZER ELETRICIDADE
1) Intensidade da corrente elétrica.
A definição de corrente elétrica, refere-se a uma quantidade de cargas elétricas, elétrons, que atravessa a seção de um material no espaço de tempo de um segundo.
I = Q / t
I – é a intensidade da corrente em ampères ( A ).
Q – carga elétrica em coulombs ( C ). Um Coulomb é igual 6,25 x 1018 elétrons. t- tempo em segundos ( s ). Seção do condutor
2) Tensão elétrica.
A tensão elétrica é uma força que causa o movimento das cargas elétricas, dando origem à corrente elétrica. A unidade de tensão é o “Volts”.
A tensão também é chamada de força eletromotriz (FEM) e diferença de potencial ( DDP ).
Pilhas e baterias
As pilhas e baterias são capazes de transforma energia química em energia elétrica, a partir de reações que ocorrem entre seus componentes internos. A tensão fornecida pelas pilhas e baterias é continua, que não varia com o tempo. As polaridades, positivo e negativo, são fixas.
3) Resistência elétrica.
É a oposição oferecida à passagem da corrente elétrica, dependendo do material. A unidade de resistência elétrica é o Ohms ( ). O material que não oferece dificuldade à passagem da corrente, resistência teórica igual a zero, é chamado de condutor . Fios e cabos são exemplos de condutores elétricos.
O material que oferece oposição à passagem da corrente, impedindo totalmente a sua passagem, é chamado de isolante. Materiais como plástico e vidro, são exemplos de isolantes.
4) Lei de Ohm
A lei de Ohm relaciona a corrente, tensão e resistência.
R = V / I
I = V / R
V = R I I