Radiação
Radiação é toda energia que se propaga em forma de onda através do espaço. Neste conceito de radiação se inclui a luz visível, a infravermelha, a ultravioleta, as ondas de rádio e televisão, o infra-som, o ultra-som, a eletricidade e os raios X.
O planeta Terra está exposto a todo tipo de radiação. Vamos monitorar alguns tipos de radiação, mas temos que compreender alguns fundamentos sobre esse tema. Muito se fala em radiação, mas nem toda radiação é nociva. Mas, afinal o que é radiação? Em física, a radiação é um processo no qual partículas energéticas ou ondas de energia viajam através de um meio ou espaço. Existem dois tipos distintos de radiação;
Ionizantes ou não Ionizantes
A palavra radiação é comumente usada em referência à radiação ionizante, isto é, com energia suficiente para ionizar um átomo, mas também pode se referir a radiação não-ionizante (por exemplo, ondas de rádio, de calor ou de luz visível).
Radiações prejudiciais
As radiações ionizantes e não ionizantes podem ser prejudiciais para os organismos e pode resultar em alterações no ambiente natural. Mas, em geral, a radiação ionizante é muito mais prejudicial aos organismos vivos por unidade de energia depositada, porque os íons produzidos causam danos ao DNA. Radiação não ionizante é geralmente prejudicial aos organismos apenas na proporção do calor que emitem.
Radiações mais conhecidas
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X, radiação gama e raios cósmicos. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga elétrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa. Lembrando que as radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo portanto um fenômeno natural.
Radiação ionizante
São as mais perigosas e de alta frequência: raios X, raios Gama (emitidos por materiais radiativos) e os raios cósmicos. Ionizar