Como falar em público
Na comunicação a necessidade de persuadir é essencial, pois leva ao destinatário da ideia uma resposta melhor às propostas apresentadas. A origem da palavra “persuasão” vêm de “suave”, “doce”... “agradável”, que faz todo sentido quando se diz que “Persuasão” tratase da operação estratégica que confere à comunicação uma suavidade, prazer, envolvimento e entusiasmo, afim de que os ouvintes/clientes sejam estimulados a produzir as respostas desejadas. Sendo indispensável da comunicação em público, uma vez que o orador deve persuadir seus clientes/ouvintes à aderirem às suas ideias e, com isso comprar o “produto” apresentado. Na apresentação de uma palestra, o orador deve seguir seguro de suas ideias e sem referências vazias ou comentários desnecessários, pois isso empobrece seu discurso. um bom orador deve transmitir convicção empatia e credibilidade. Três condições fundamentais para a técnica da persuasão:
1.
CONVICÇÃO E SEGURANÇA: Atributo essencial ao orador, que convicto de sua ideia, passa a segurança necessária ao seu cliente/ouvinte. Algumas técnicas utilizadas para obter essa convicção são:
● O profundo estudo e conhecimento do assunto comunicado;
● Planejamento e memorização de uma sequência coerente utilizada durante a apresentação; ● Ensaio de sua apresentação com a inclusão de perguntas difíceis estipuladas para testar o conhecimento do orador.
1.1.
Atos prejudiciais à transmissão de convicção do orador:
● Desorganização do material de apoio e desconhecimento do local de apresentação;
● Falta de “costura” de um ponto para o outro na apresentação e mistura de assuntos;
● Redundância e excesso de “cacoetes”(manias linguísticas recorrentes);
● Expressões depreciativas referentes ao material de apoio ou à sua própria apresentação; ● Má utilização de recursos audiovisuais: 1 Postura incorreta diante da tela de projeção;
2 Falta de contato visual com