Guia de Estudo de Cerâmicas
1. Que são materiais cerâmicos?
São materiais inorgânicos, não metálicos, constituídos por elementos metálicos e não metálicos (O, N, C, S, P) unidos por ligações iônicos ou covalentes, que foram submetidos a tratamento térmico (cozimento). São duros e frágeis, baixa condutividade térmica e elétrica, resistentes às altas temperaturas e com elevada estabilidade química.
2.Como se classificam os materiais cerâmicos?
Tradicional: tijolos, telhas, azulejos, cimento, etc.
Avançada:
Estrutural (refratários, isolantes ou recobrimentos, biocerâmicas, etc.
Eletrônicas (piezelétricas, ferroelétricas, semicondutores, sensores, varistores, substratos capacitores, condutores, etc.
3. Quais são as principais diferenças entre cerâmicas avançadas e cerâmicas tradicionais?
Cerâmicas tradicionais incluem os exemplos acima e se referem aquelas em que a matéria-prima primária é a argila. Cerâmicas avançadas são aquelas desenvolvidas recentemente., chamadas também de novas cerâmicas.
4. Que é processamento cerâmico?
Sequência de operações com objetivo de gerar mudanças físico-químicas na estrutura do produto cerâmico.
Processamento: Químico Æpechini, hidrotérmico, co-precipitação, sol-gel, spray-pyrolysis.
Mecânico Æ úmido e seco (conformado)...
5. Defina os seguintes termos: cristal, monocristal e policristal.
Cristal: forma da matéria na qual as partículas constituintes (átomos, moléculas ou íons), apresentam elevado ordenamento espacial formando estruturas com geometrias específicas.
Monocristal: domínio de um meio cristalino finito que possui periodicidade perfeita, mesma orientação cristalográfica. Policristal: conjunto de monocristais que se justapõe pelos contornos de grão, possuindo então diferentes orientações cristalográficas.
6. Explique em que consiste o polimorfismo e o alotropismo de materiais cerâmicos.
Polimorfismo: quando um mesmo material possui mais de uma estrutura cristalina. A estrutura que prevalece depende tanto da temperatura quanto da