Relat Gerador de vo rtices
I. Objetivo.............................................................................. 2
II. Resumo.............................................................................. 2
III. Introdução Teórica............................................................ 3
IV. Materiais utilizados e procedimentos experimentais........ 5
V. Conclusão......................................................................... 11
VI. Referências Bibliográficas.............................................. 11
VII. Apêndice A.................................................................... 12
1
I. Objetivo Construir um canhão acústico visando à aprendizagem dos conceitos físicos da Teoria de Vórtices de um modo interativo e divertido.
II. Resumo Construímos um canhão acústico para de forma prática, interativa e divertida mostrar os conceitos físicos da Teoria de Vórtices. Para isso, após os testes com o protótipo em tamanho reduzido, construímos uma estrutura metálica em forma de tronco de cone previamente calculada recoberta por madeira compensado flexível com uma manta de látex em sua parte de traseira. Para uma melhor aparência e durabilidade, pintamos a estrutura metálica e envernizamos a madeira. Foram feitos os testes com fumaça em seu interior para ver a formação dos vórtices e sem fumaça para sentir o vórtice a longo alcance, tendo a capacidade de apagar uma vela. As dificuldades encontradas na visualização dos vórtices foram as correntes de vento externas que os deslocam, pois em locais fechados obtém-se melhores resultados.
2
III. Introdução Teórica
Vórtices originam-se quando existem fatores, obstáculos ou resistências ao longo de um fluxo, seja de fluidos, de ar, de diferentes materiais que originam uma perturbação, a qual por seu turno causa pressões subseqüentes, e dispara energias positivas e negativas, e podem mesmo causar uma série encadeada de vórtices, também conhecidas como