como falar corretamente e sem inibições
• Fala mais natural e objetiva. Um orador que converse com o ouvinte em vez de só falar pra ele.
• Possuímos 2 oradores dentro de nós: Orador real: verdadeira imagem do comunicador, composta dos defeitos naturais do ser humano e das qualidades visíveis ou potencialmente prontas para serem aproveitadas. Orador imaginário: é a imagem que o comunicador pensa que transmite aos ouvintes. Às vezes demoram anos para uma completa transformação, pois o orador imaginado foi construído dia a dia durante toda a vida e fixou-se de tal forma na mente, que é necessária até muita persistência para modificá-lo.
• Não adianta aprendermos todas as técnicas da boa expressão verbal se continuarmos pensando que ainda expressamos mal. Devemos descobrir os aspectos positivos da nossa expressão verbal, adquirir confiança através desta avaliação e criar um retrato interior imaginado mais próximo do nosso orador real. Consciente de nossas qualidades existentes e daquelas prestes a aflorar, teremos uma grande arma que nos ajudará a combater o medo de falar em público.
• Nos tornaremos o orador que desejamos ser. Se limitarmos nossos objetivos dentro de um plano inferior, trabalhará apenas para atingir este patamar, mas, se elevarmos nossas aspirações determinando um aperfeiçoamento elevado, esta será nossa conquista.
• Antes de falar, devemos observar tudo que ocorrer no ambiente. Essas observações preliminares ainda irão proporcionar-lhe a possibilidade de descobrir boas circunstâncias que poderão ser utilizadas na apresentação, o que tornará mais interessante.
• Ao se dirigir à tribuna, faça-o com determinação, demonstre confiança no andar e convicção na postura; a platéia o respeitará na certeza de que abordará uma boa mensagem. Ao se levantar, tenha calma e cuidado e dê os últimos retoques na roupa antes de caminhar – como abotoar o paletó, endireitar a gravata, colocar as abas dos bolsos para fora, etc. Ao chegar à