resumo para trabalho g
Referência Bibliográfica:
Bernardinho – Transformando Suor em Ouro
Palavras-chaves:
Liderança, motivação, trabalho em equipe, esforço, dedicação e condicionamento.
Capítulo 3: Um passeio pela Grécia
Atenas, 29 de agosto de 2004. Dentro de mais algumas horas estaremos no Ginásio da Paz e Amizade enfrentando a Itália pelo ouro olímpico. Qual será o desfecho dessa jornada que começou não em nossa estréia, há duas semanas, mas há três anos e meio, quando me tornei treinador desta admirável seleção brasileira de voleibol? Passei praticamente a noite em claro, os olhos grudados no teto, o pensamento na grande final, com direito a breves cochilos e nada mais.
Bernardinho sabia admirar e potencializar os talentos individuais de sua equipe:
Nalbert, o capitão, um supercraque cujo desfalque, forçado pelo ombro machucado. Com enorme esforço e sacrifício, ele se recuperou e conseguiu voltar a jogar contagiando a todos pela sua liderança;
Giovane, ouro em 1992, jamais foi um motivo de acomodação, mesmo quando reserva. Aceitou voltar à seleção como soldado e não como general, com a humildade de quem diz: “A mim, basta estar aqui”. E ainda treinava muito para fazer com que o titular também treinasse bastante para não perder a vaga;
Ricardinho, vibração enorme, vitória da obstinação sobre o talento? Excepcional senso de observação. Gênio indomável, às vezes deixa a emoção sobrepujar a razão.
Giba, liderança extrema, entusiasmo contagiante, generosidade cativante e um dos mais cotados para ser eleito o melhor das olimpíadas.
Maurício, Dante, Rodrigão, Escadinha, Gustavo, André Heller e demais jogadores cada qual com as suas super habilidades e sendo muito bem trabalhadas pelo líder maior, o técnico Bernardinho.
2) Um passeio pela Grécia: Este capítulo fala um pouco sobre o dia 29 de agosto de 2004, quando