Como estrela no céu toda criança é especial
Antropologia II Prof. Maria Tereza
Resumo do filme:
“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial”
Comente a frase:
*As famílias se baseiam exclusivamente na consangüinidade.
No caso do filme, a família baseia-se muito nos laços de consangüinidade (afinidade por laços de sangue), onde todos têm os mesmos gostos, as mesmas idéias, os mesmos ideais, valores e etc. A maioria das famílias no geral são assim, mas tem sempre uma pessoa que pode não nascer com esse elo, o que é perfeitamente normal. Como por exemplo, o irmão mais velho de Ishaan, era muito inteligente, se dedicava aos estudos, era não só o primeiro na sala com em tudo o que fazia muito diferente de Ishaan, que não gostava de estudar, era muito desligado e por isso a família pegava muito nó pé, achava-o preguiçoso e que tinha que seguir o mesmo caminho do irmão.
*Relacione os valores dados pelos pais à educação e a possibilidade de um maior sucesso escolar dos filhos;
Os pais valorizavam muito a inteligência, os filhos deveriam ser os primeiros na escola, e também no sucesso do trabalho, no comércio, no dinheiro e etc.
*Procure argumentar com o filme: Como estrelas, toda criança é especial.
Como as estrelas no céu são especiais, cada uma tem sua importância, a criança (não só a criança, mas como todo ser humano) aqui na terra é especial, tem um dom dentro de si, tem seu valor, independente de ser deficiente ou não.
*A família é agente educador.
A família é o primeiro contato que a criança tem antes de ir para a escola, e é com a família que a criança inicialmente aprende e constroem os valores, os princípios, as noções de direitos e deveres, de respeito ao próximo e etc, por esses motivos podemos dizer a família é agente educador. E mais tarde com o ingresso do aluno na escola a família tem o dever de acompanhar e trabalhar a educação da criança em conjunto, fortalecendo os laços.
Comentar: Educação,