como escolher um sistema operacional
Primeiramente, vamos falar o que é um sistema operacional e qual a função do mesmo. Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas e mantém a integridade de sistema. Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como por exemplo um robô ou uma bomba de petróleo.
O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux e Mac OS X. Além de inicializar o hardware, fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e outras tarefas já citadas anteriormente, um sistema operacional também possui outras 4 funções muito importantes :
1. gerenciamento de processos;
2. gerenciamento de memória;
3. sistema de arquivos;
4. entrada e saída de dados.
Sistemas operacionais livres:
Esses sistemas são aqueles que possuem distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux. Basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sempre problemas. Muitos acreditam