Virtualização
Professor
Fábio Dias 06/07/2012 |
INTRODUÇÃO
A virtualização de sistemas operacionais é um meio para reduzir a importância do sistema operacional. Ela visa permitir que um hardware possa executar vários sistemas operacionais iguais ou distintos, de uma forma simultânea e isolada entre si. Agora para os usuários, a barreira que existia entre a incompatibilidade de aplicativos e sistemas operacionais é quebrada quando se utiliza da virtualização. Este trabalho tem o objetivo de deixar bem claro como funciona, como e quando surgiu essa tecnologia. Há várias formas de virtualização, e cada uma com suas vantagens e desvantagens. Neste trabalho será falado sobre três delas e como se relacionam.
O trabalho consiste em apresentar os principais pontos desta tecnologia que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos. A virtualização vem sendo muito usada atualmente, pois suas vantagens são muito atrativas. Pode se economizar muito com a redução do consumo de energia elétrica, produção de calor, espaço físico e manutenção de equipamentos. Para as grandes empresas e até para os usuários é um ótimo negócio. Além da economia, essa tecnologia protege o meio ambiente, pois serão utilizadas menos máquinas e então serão feitos menos descartes no meio ambiente no futuro. Essa relação com a preservação do meio ambiente agora tem ma tendência mundial a TI Verde (Tecnologia da Informação Verde).
Virtualização
O conceito de virtualização surgiu na década de 60, desenvolvido e implementado pela IBM.
A virtualização ou a utilização de máquinas virtuais, mais conhecidas como VM’s (Virtual Machines), consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, ou seja, permite rodar paralelamente, em um mesmo servidor, diversos ambientes