GESTÃO CEDEIA DE SUPREMENTOS
374 palavras
2 páginas
1)A Logística, em sua concepção inicial, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo. Com o passar dos anos, esse conceito evoluiu, adquirindo novas vertentes no mundo atual. Quais são as características de uma cadeia de suprimentos em sua fase de Integração Estratégica (SCM) ?2)Uma cadeia de suprimentos é uma sequência de processos e fluxos que ocorrem em diferentes estágios e entre eles para atendimento aos clientes. Quais são os principais fundamentos de uma cadeia de suprimentos ?
O papel central do SCM é reduzir custos e melhorar o relacionamento com fornecedores e clientes, alcançando de maneira sensata uma sinergia nesse processo, manter o mínimo estoque possível gerenciamento da cadeia de suprimentos também conhecida como gestão da cadeia logística, (Brasil), gestão da cadeia de fornecimento (Portugal), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganhou bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinónimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente (Lambert et al., 1998, p. 504).
Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição,