Como escanear
2.
Na perspectiva apresentada para a formulação de itens (clique aqui para ler o texto), pode-se dizer que um dos critérios importantes seja
o equilíbrio entre perguntas de nível fácil, médio e difícil.
o desenvolvimento de um item com base em uma matriz de competências e habilidades.
Resposta correta: esse é um dos aspectos apontados no texto como base para o desenvolvimento de um item.
a contextualização da pergunta, como pressuposto para o desenvolvimento do item.
a independência do conteúdo em relação à habilidade que está sendo avaliada.
a compreensão de que um item é um tema a ser abordado na questão.
3.
Como os pesquisadores do vídeo “Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?” classificam esses dois tipos de avaliação? Para ter acesso ao vídeo “Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?” clique aqui.
Ambas as avaliações não tratam o que é abordado na LDB, pois as duas apresentam um caráter classificatório excluindo aqueles que apresentam maior dificuldade com os conteúdos.
As avaliações tanto formativas quanto as somativas são aplicadas somente às séries iniciais e no final do ano, podendo assim mensurar o aproveitamento dos alunos.
A avaliação formativa é um medidor do conhecimento do aluno, e a avaliação somativa é a que apresenta dados para que o professor modifique sua prática ao longo do ano.
A avaliação formativa é aquela que dará subsídios para que o o professor reflita sobre sua prática, já a segunda, que finaliza o processo, deve ser usada para refletir o programa de ensino.
Resposta correta: Você entendeu qual o objetivo de alguns dos diferentes tipos de avaliação