Como era o evangelismo na igreja primitiva
• O evangelismo iniciou-se no Pentecoste, com o recebimento do poder, pois antes de se lançarem na evangelização do mundo, os apóstolos obedeceram à ordem de Jesus para que aguardassem o revestimento do poder do alto. Assim, numa reunião, em meio às orações, o poder do Espírito Santo desceu sobre eles, e somente assim ficaram capacitados para pregar a Palavra com autoridade. Então, cheios de poder, as primeiras conversões logo aconteceram em meio a sinais e maravilhas naqueles irmãos da igreja primitiva. Todas as conversões foram necessárias, mas, aconteceram algumas conversões de destaque que foram importantes para a divulgação da Palavra para a igreja primitiva:
- A conversão do eunuco etíope (At. 8:26-3942). Possivelmente, a partir daí, a África tenha recebido a Palavra de Cristo com o testemunho do eunuco convertido;
- A conversão do apóstolo Paulo. A igreja passou a ter um apóstolo enviado aos gentios mais distantes, com a conversão de Saulo quando ia para Damasco, e que teve seu nome mudado para Paulo. Em suas viagens missionárias fundou muitas igrejas, e sustentava doutrinariamente seus “fühos na fé”, com cartas explicando as Escrituras, aconselhando e corrigindo os cristãos. Sua evangelização chegou até Roma, com sua última prisão em Atos (At. 28:16-3143).
Depois veio as perseguições à igreja primitiva por parte do governo de Roma fizeram muitos cristãos se espalharem pelo mundo todo, e talvez, este tenha sido o meio usado por Deus, para o evangelho não ficasse apenas concentrado aos judeus em Jerusalém, mas fosse anunciado às nações mais distantes.