COMO ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO ENTRE O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER E O QUE ELE “PODE” APRENDER?
O texto a seguir trata algumas questões do ambiente escolar, voltado para a educação superior, onde a relevância das práticas educacionais é talvez uma marca de nossa época. Isso reflete a obrigatoriedade de práticas e projetos educacionais em qualquer nível de ensino, de professores que estejam dispostos a reverem a didática adotada e inserirem-se nas mudanças, bem como da complexidade das questões sobre “qual a melhor forma de aprender ?” ou “qual a melhor forma de ensinar ?” “qual o melhor ambiente para aprender”, “e o biótipo do sujeito?”, trataremos ainda a importância em pensar na preparação deste indivíduo no mercado de trabalho.
O propósito deste texto é entendermos as questões ligadas ao questionamento de “como os adultos aprendem?” e para isso, utilizaremos na elaboração do trabalho a pesquisa bibliográfica, que é aquela feita por meio de levantamentos de dados que foram previamente coletados por outras pessoas e publicados em diversas fontes como livros, revistas, artigos, sites, etc.(LAKATOS e MARCONI, 2001).
COMO ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO ENTRE O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER E O QUE ELE “PODE” APRENDER?
Há muitas definições para Didática, e quase todas as definem como uma ciência, uma técnica ou ainda como a arte de ensinar. Citada primeiramente por João Amós Comênio (1592-1670) em sua obra Didacta Magma, onde o educador usa sua teoria para “investigar as ligações entre ensino e aprendizagem”, sendo “o primeiro educador a formular ideia da difusão de conhecimento a todos e criar princípios e regras de ensino.” (Libâneo, 1994).
Segundo Libâneo (1992/1994), a Didática é o principal ramo da pedagogia, pois ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução do ensino, assim a ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função deste objetivo. Partindo deste pressuposto, não existe educação neutra, ao trabalhar na área educativa, a