concientizaçao no transito
Independentemente de olharmos os jornais, a televisão ou a internet ou ainda ouvirmos rádio, sempe nos deparamos com notícias trágicas do trânsito. Às vezes famílias perdem sua vida em acidentes que poderiam ser evitados, pois a falta de costume no uso dos equipamentos de segurança é algo preocupante.
Qualquer acidente decorre de pelo menos um desses três fatores: Imprudência, Imperícia e Negligência.
A Imprudência é o desrespeito às leis de trânsito, como a ultrapassagem em local proibido e o avanço do sinal vermelho.
A Imperícia é a falta de habilidade e conhecimento para operar o veículo, como é o caso daqueles que dirigem sem habilitação.
A Negligência é o descaso perante um problema conhecido, como um defeito no carro que é deixado de lado em vez de ser resolvido.
Resumindo esses três fatores, tornam claro que os acidentes de trânsito são totalmente previsíveis. Temos tanta confiança em nós mesmos que acreditamos que nada de ruim pode atrapalhar. Mas não é o que vemos todos os dias. O mais inacreditável de tudo isso são as desculpas para não utilizar os equipamentos de segurança, principalmente capacete e o cinto. Diversos são os casos de pessoas que ainda estariam vivas caso estivessem usando esses equipamentos. Nessas horas vemos o quão importante é estar protegido.
Com todas essas campanhas de redução de acidentes que existem na atualidade, principalmente em relação a dirigir sob efeito de álcool, torna-se imprescindível a conscientização das pessoas. Não podemos achar que tudo o que acontece no trânsito é por acaso.