Como elaborar um relatorio
Características:
Através da exposição das teorias de coletas de dados, baseadas entre outros, na obra de Adelphino Teixeira da Silva, Administração e Controle, Editora Atlas, destacamos o enfoque das pesquisas de mercado, expressando técnicas alternativas de entrevista (coleta de dados): pessoal; telefone; correio (físico ou digital).
ENTEVISTAS:
Tipo: Pessoal.
Vantagens: o numero de respostas é maior; obtém-se maior número de informações; maior flexibilidade do entrevistador em adaptar e interpretar perguntas de difícil entendimento.
Desvantagens: custo muito elevado; o entrevistador poderá influenciar os entrevistados.
Tipo: Telefone.
Vantagens: velocidade em se obter as informações; custo reduzido; mais fácil de se obter a cooperação do entrevistado.
Desvantagens: número limitado de informações; dificuldades de se obter uma amostra representativa;
Tipo: Correio.
Vantagens: maior versatilidade das perguntas; custo mais baixo, independente do local onde se encontrar o entrevistado; maior tranqüilidade no preenchimento do questionário.
Desvantagens: alto índice de não-respondentes; maiores possibilidades de erros nas respostas
Pesquisa de Mercado:
PESQUISA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS – tem por finalidade colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores.
PESQUISA MERCADOLÓGICA – trata-se do tipo de pesquisa que visa a conhecer as classes sociais (rica; média e pobre), a localização dos consumidores, a renda familiar, faixa etária, sexo, hábitos...
PESQUISA DE VENDA – busca conhecer o comportamento das vendas pelos diversos canais de distribuição.
PESQUISA MOTIVACIONAL – procura-se descobrir os motivos ou as razões do comportamento do público consumidor, a fim de orientar as decisões administrativas, principalmente as de marketing.
FASES DAS MENSIONADAS PESQUISAS:
1 – finalidade da pesquisa;
2 – determinação das fontes de dados e informações;
3 – elaboação de questionários ou formulários