Como elaborar um orçamento empresarial
O principal objetivo do orçamento é prever/estipular as receitas e despesas de uma organização. Normalmente ele é construído usando como premissa o histórico já realizado em períodos anteriores, conhecendo o comportamento dos números no passado conseguimos ter uma previsão do futuro. Quanto mais dados e insumos conhecemos, melhor pode ser nossa previsibilidade.
Podemos partir com o indicador de Vendas, (Volume histórico), Sazonalidade, Aceitação do Mercado, etc. e em seguida o indicador de Compras que será feito também com base na expectativa de vendas, estocagem e outros.
Variação de preços de Compra – Em geral temos que estimar a “inflação dos produtos”, são os possíveis reajustes de valor dos produtos de compra.
Variação de Volume – O volume físico de compras anda em linha com o volume projetado de vendas, com o resultado estimado de vendas posso precisar da compra de produtos adicionais.
Custo dos produtos e mercadorias vendidas – determinado o numero de compras, podemos apurar o custo das mercadorias vendidas. Com isto teremos o CPV (Custos dos Produtos Vendidos – Atividades Industriais) ou o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas – Atividades Comerciais).
A formula é: CPV ou CMV= Ei + C – Ef (Ei = Estoque Inicial e Ef = Estoque Final)
Custos e despesas Operacionais – Aqui a contabilidade terá relevância fornecendo os desembolsos históricos para Folha de Pagamento, Tributos de Vendas, Despesas de Produção/Administrativa/Financeira etc. Com base nisto podemos prever algumas variações nos preços.
Variação de preços
Inflação - A tendência é que os preços tenham convergência para os principais índices de inflação. Tendo o conhecimento também do histórico anterior podemos aplica-lo na variação atual.
Filial – a expansão/redução dos negócios/produtos exige uma projeção de custos, com base nas operações atuais prever os gastos com mudanças.
Despesas novas – custos para atendimento a legislação,