COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo científico pode ser:
• Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser relatos de casos, comunicação ou notas prévias.
• Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, etc.
E deve conter capa, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
1) Capa (ver anexo 1)
Contendo as seguintes informações: título do artigo, autoria e respectiva identificação (instituição/departamento, e-mail).
2) Resumo
Trata-se da apresentação concisa de todos os pontos relevantes do artigo. O resumo deve ressaltar a problemática que se pretendeu solucionar e explicar; os objetivos; a abordagem metodológica empreendida; os resultados e as conclusões. O resumo deve ser elaborado em um único parágrafo, contendo até 250 palavras e digitado com espaçamento simples entre linhas. Deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas, e não de uma enumeração de tópicos, com preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa, sem recuo de parágrafo e sem citações de autoria.
3) Palavras-chave
As Palavras-chave expressam os principais termos do artigo em três palavras/expressões. As palavras escolhidas devem priorizar a abordagem geral do tema e na medida do possível indicando grandes áreas do conhecimento.
4) Texto, com as seguintes seções:
Introdução - Onde o tema é apresentado de maneira clara, precisa e sintética. Deve-se evitar introdução que se refira vagamente ao título do artigo, nem tampouco uma introdução abrupta, que leve o leitor a entrar confusamente no assunto. Fundamentalmente a introdução deve conter quatro idéias básicas respondendo às perguntas:
a) O que fazer? Ou seja, o que será tematizado?
b) Por que fazer? Ou seja, por que foi escolhido o tema?
c) Quais são as contribuições esperadas?
d) Como fazer? Ou seja, qual será a trajetória desenvolvida para