Capitulo 30
Resposta: Em todos os grupos de plantas sempre ocorre meiose espórica. Portanto, as células originadas pela meiose são esporos.
2- Explique por que não existem briófitas arbustivas ou arbóreas.
Resposta: Não existem briófitas arbustivas ou arbóreas porque elas são avasculares.
3- Como o esporófito das briófitas se nutre?
Resposta: Nas briófitas, o esporófito é heterótrofo, considerando parasita do gametófito.
4- Nas briófitas, como são transportados os anterozoides das plantas masculinas para as femininas?
Resposta: Nas briófitas, os anterozoides liberados pelos anterídios são lançados por borrifos de água de chuva sobre os arquegônios, nas plantas femininas.
5- O que são plantas vasculares? Dê exemplos.
Resposta: São aquelas que apresentam sistema de vasos condutores de seiva, Exemplos: pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
6- Os vasos condutores permitem ás plantas uma boa capacidade de adaptação a um determinado meio. Qual foi ele? Justifique.
Resposta: Os vasos condutores permitiram ás plantas uma boa capacidade adaptativa ao meio terrestre, pois possibilitaram a condução de água.
7- Em que estrutura, exatamente, ocorre a meiose nos pteridófitos?
Resposta: Nos pteridófitos, como em todas as outras plantas, a meiose é sempre espórica, ocorrendo, portanto, no interior dos esporângios.
8- Qual é a principal diferença entre o ciclo de alternância de gerações de briófitas e pteridófitos?
Resposta: Nas briófitas, o gametófito a planta verde é mais desenvolvido do que o esporófito. No pteridófito, o esporófito a planta verde é a fase mais desenvolvida.
9- O que é sifonogamia e onde ele ocorre?
Resposta: Sifonogamia é a fecundação em que os núcleos masculinos chegam diretamente ao interior dos óvulos por meio do tubo polínico, sem haja necessidade de um meio liquido. Ocorre pela primeira vez nas coníferas, que são gimnospermas.