Introdução a economia, gregory mankiw, capítulo 30
Crescimento da moeda e inflação
–
Inflação: aumento geral do nível dos preços.
–
Deflação: queda nos preços.
–
Hiperinflação. Ex.: Alemanha após a WW1 jornal passa a custas 70 milhões de
→
marcos ao passo que, menos de dois anos antes, custava 0,3 marco. A Teoria Clássica da Inflação (ou Teoria Quantitativa da Moeda)
–
É chamada de “clássica” por ter sido desenvolvida por alguns dos primeirospensadores econômicos.
–
Escopo: explicar os determinantes de longo prazo do nível de preços e da taxa deinflação.
O nível de preços e o valor da moeda
–
A inflação tem mais relação com o valor da moeda do que com o valor dos bens.
–
Moeda desvalorizada aumento dos preços
→
.
–
Um aumento no nívels de preços implica a desvalorização da moeda porque cadadólar que se tem na carteira com uma quantidade menor de bens e serviços.
Oferta de Moeda, Demanda de Moeda e Equilíbrio Monetário
1)Oferta de Moeda- Quantidade de moeda ofertada = variável de política ofertada pelo Fed.2)Demanda de moeda: reflete quanta riqueza as pessoas estão dispostas a manter sobforma líquida. Depende do grau de confiança em cartões de crédito, assim como daproximidade de caixas eletrônicos e da taxa de juros que as pessoas podem obterusando a moeda para comprar títulos em vez de deixá-la na carteira ou em umaconta corrente que pague juros baixos.- Nível médio dos preços da economia: quanto mais elevados forem os preços, maismoeda será exigida em uma transação típica (desvalorização) e mais moeda aspessoas decidirão manter em suas carteiras e contas correntes.3)Equilíbrio monetário:- No longo prazo, o nível geral dos preços se ajusta para o nível em que a demandade moeda seja igual à oferta de moeda.- Efeito de uma injeção de moeda: aumento da oferta, aumento nos preços edesvalorização da moeda.
•
Teoria quantitativa da moeda : teoria que afirma que a quantidade de moedadisponível determina o nível de preços