artigo
NADSON FERREIRA DA SILVA
Trabalho de Avaliação Interdisciplinar, ministrada pela professora ARIVALDO, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração, da Faculdade Sete de Setembro – FASETE.
Paulo Afonso – BA
Dezembro/2014
Nadson Ferreira da Silva Ozana da Silva
Bacharelando em Administração pela Faculdade – FASETE. VI Período nadsonjk30@hotmail.com RESUMO
Surgido em meados dos anos 70 business intelligence veio a promover a união dos mais variados bancos de dados com as até então chamadas interfaces visuais. De um modo mais pratico a se entender business intelligence vem a ser nada mais do que a simplificação das informações brutas obtidas através de dados com as fomas de amostragem trabalhadas dentro de um processo empresarial. Promovendo assim a combinação de dados com formas de amostragem como principal vantagem dessa combinação na maioria das tomadas de decisões feitas por sua maioria das vezes pela gerencia ou responsaveis por areas das mais diferentes imbutidas no processo empresarial.
Palavras – chave: Business inteligence. Tomadas de decisões. Banco de dados. Interfaces visuais.
INTRODUÇÃO
Segundo Batista (2004, p. 121) BI é “um conjunto de ferramentas e aplicativos que oferece aos tomadores de decisão possibilidade de organizar, analisar, distribui e agir, ajudando a organização a tomar decisões melhores e mais dinâmicas.” E de acordo com Howard Dresner, (apud LOGOCENTER, 2004) Business Intelligence é um termo “guarda-chuva” que descreve um conjunto de conceitos, ferramentas e tecnologias para aperfeiçoar o processo de tomada de decisão em negócios, ou seja, é um processo de conseguir informação certa, no momento oportuno, em uma forma utilizável pelos decisores, de modo que possa ser analisada para implementar de imediato ações que tenham impacto positivo na