Como Dinheiro se Transforma em Capital
A mercadoria é o ponto de partida para a formação do capital, logo a produção de mercadoria e o comercio surge como fator para a formação e origem do Capital.
Todo capital novo, pra começar, entra em cena, surge no mercado de mercadorias, de trabalho ou de dinheiro, sob a forma de dinheiro que, através de determinados processos, tem de transformar-se m capital.
O dinheiro que é apenas dinheiro se distingue do dinheiro que capital, através da diferença na forma de circulação.
A forma simples de circulação de mercadorias é M - D - M, que representa a seguinte dinâmica: conversão de mercadoria em dinheiro e reconversão de dinheiro em mercadoria, vender para comprar.
Ao lado dessa forma, há uma segunda, especificamente diferenciada: D - M - D, que representa a seguinte dinâmica: conversão de dinheiro em mercadoria e reconversão de mercadoria em dinheiro, comprar para vender.
Nas formulas de transição desses fatores estão a de circulação de mercadoria onde se constitui pela fórmula, M - D - M, sendo que a mercadoria se transforma em dinheiro pra novamente voltar a ser mercadoria, esse dinheiro é gasto de uma vez por todas mostrando que essa mercadoria tem um valor principal, que é o valor-de-uso. Diferentemente do que acontece na outra formula D - M - D, há nesta formula primeiramente o estágio de uma compra, para posteriormente no segundo estagio haver uma venda, mais o que acontece não é uma troca de quantias iguais, porque não haveria sentido permutar duas quantias iguais, o individuo que adquire no primeiro estagio (compra), uma quantia, as vende no segundo momento por uma quantia maior, ou seja, há uma troca de dinheiro por dinheiro (quantias diferentes), com a compra ele lança dinheiro no mercado para retirá-lo posteriormente. Outro ponto importante para ser analisado nesses dois processos é a importância que a mercadoria tem nesses processos, no primeiro M - D - M, ele sai de uma esfera de circulação e se encerra