Mediadores derivados de células na inflamacao
1) Aminas vasoativas - Histamina e serotonina : Elas são armazenadas como moléculas pre-formadas nas células e estão,portanto, entre os primeiros mediadores a serem liberados na inflamação .
A Histamina pode ser liberada pelos mastócitos, basófilos e plaquetas. Ela é liberada pela desfranjarão dos mastócitos em resposta a uma variedade de estímulos incluindo : a) injúria física ; b) ligação de anticorpos ao mastócitos ; c) fatores do complemento anafilatoxinas ; d) Proteínas liberadoras de Histamina derivadas de leucócitos ; e) citocinas. A Histamina causa dilatação das arteríolas e aumenta a permeabilidade das vênulas.
2) Metabólitos do ácido araquidônico (AA) : prostaglandina , leucotrienos e lipoxinas.
As prostaglandinas são produzidas pelos mastócitos, macrófagos e células endotelias, elas estão envolvidas em reações vasculares e sistêmicas da inflamação . As mais importantes são as PGE2,PGD2, PGF2, PGI2 chamadas de prostaciclina, e TXA2 chamada de tromboxano.
O tromboxano é um potente agente agregaste plaquetário e vasoconstritor.
As prostaciclina são vasodilatadoras , um iniciador de agregação plaquetária e também potencializa marcadamente o aumento da permeabilidade e efeitos químiotaticos de outros mediadores.
As prostaglandinas estão envolvidas na patogenia da dor e febre da inflamação.
Os leucotrienos são secretados principalmente pelos leucócitos, são quinioatraentes para os leucócitos e também tem efeito vascular.
Os leucotrienos são muito mais potentes que a Histamina em aumentar a permeabilidade vascular e causm broncoespasmo.
Lipoxinas ao contrário das prostaglandinas e dos leucotrienos, as lipoxinas são inibidores da inflamação. Elas inibem o recrutamento dos leucócitos e os componentes circulares da inflamação.
Inibem também a quimiotaxia e a adesão dos leucócitos ao endotélio.