Como cultivar o amor na leitura
A poluição Caracteriza-se pela presença de resíduos sólidos, líquidos ou gasoso s em quantidade superior à capacidade do meio ambiente de absolvê-los. As diferentes formas de poluição afectam a composição e o equilíbrio da atmosfera, das águas, do solo e do subsolo, interferem na cadeia alimentar, alteram os mecanismos naturais de protecção do planeta, prejudicam as espécies animais e vegetais existentes e podem ameaçar a sua produção.
A emissão de gases tóxicos é o maior factor de poluição da atmosfera.
Uma das principais fontes é a combustão do petróleo e seus derivados. Nas grandes cidades, por exemplo, cerca de 40% da poluição do ar resulta da queima de gasolina e óleo diesel pelos veículos automotores, responsáveis pela emissão de monóxido e dióxido de carbono, óxido de nitrogénio, dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo.
UM OLHAR SOBRE O AMBIENTE QUE NOS RODEIA
As refinarias de petróleo, indústrias químicas e rederúrgicas, fábricas de cimento e de papel também emitem enxofre, chumbo e outros metais pesados, além de resíduos sólidos que ficam em suspensão na atmosfera.
Nos seres humano a poluição atmosférica pode provocar distúrbio respiratório, alergia, lesões degenerativa no sistema nervoso e em órgãos vitais, e até cancro. Em centros urbanos muito poluídos, como são Paulo ou cidade do México, esses distúrbios tendem a agravar-se no inverno, quando ocorrer o fenómeno conhecido como inversão térmica: uma camada de ar frio forma uma redoma na alta atmosfera que aprisiona o armais quente, impedindo a dispersão dos poluentes.
O carbono presente na atmosfera garante uma das condições básicas para a existência de vida no planeta: a temperatura. A terra é aquecida pelas radiações infravermelhas emitidas pelo sol até uma temperatura de 27 ºc. Essas radiações chegam a superficie e são reflectidas para o espaço.